A sua saúde intestinal é muito importante e ela reflete na sua saúde emocional, entenda agora o porque.
O que é visão holística?
É um direito nosso ter uma vida longa com qualidade, e tudo só depende das nossas escolhas conscientes! É muito importante termos uma visão holística sobre saúde, isto é, enxergar o todo, não somente as partes.
Somos um corpo que é matéria e é casa de uma alma, guiado por um espírito. Quando cuidamos do corpo, mas negligenciamos o espírito ou alma, o resultado será um problema espiritual ou energético! Adotando esse visão holístico teremos uma vida livre de remédios!
Não Tratamos Doenças, Nós Tratamos as Pessoas
Antes de mais nada, deixo claro que a saúde intestinal começa pela boca! Na cosmovisão da naturopatia, quando um orgão adoece, todo o sistema do organismo precisa de atenção! No caso de problemas relacionados ao intestino, é precisamos dar atenção ao sistema Digestório.
Eixo Cérebro-Intestino

O nosso intestino possuí aproximadamente 100 milhões de neurônios e é responsável por produzir, em média 85% de uma substância chamada serotonina, que é um neurotransmissor responsável pelo nosso bem estar, bom humor e o otimismo.
Portanto, quando o nosso intestino está em desequilíbrio, podemos desenvolver estados de ansiedade e depressão.
A comunicação entre intestino e o cérebro é uma via de mão dupla. Assim como a ansiedade por exemplo, pode afetar a nossa saúde intestinal, também um desequilíbrio de ordem fisiológica no intestino pode causar ansiedade.
As Principais Causas Dos Problemas Intestinais
• O Consumo de remédios, como os Inibidores da Bomba de Prótons (Omeprazol, pantoprazol, lanzoprazol..)
• Os bloqueadores H2, bloqueadores histamínicos que bloqueiam a secreção ácida como Simetidina, Ranitidina..
• Os antibióticos, os laxantes, opioides e anti-inflamatórios.
• Consumo de alimentos processados (industrializados)
• Estresse emocional e mental
• Traumas emocionais
• Bloqueio dos energéticos
Tudo isso contribui para aumentar a disbiose intestinal, ou seja, causar um desequilíbrio das bactérias intestinais.
As Disfunções Instestinais Mais Comuns: Constipação, Diarreia e a Disbiose
A seguir, você vai aprender dicas naturais e uma abordagem completa sobre como tratar essas disfunções e ter mais saúde.
Constipação
Falar sobre a Saúde dos Intestino para muitos é constrangedor… E muitas pessoas não falam nem para um profissional de saúde! Muitos sofrem em silêncio, pois isso também tem a ver com as crenças! Sim, quem nunca viu ou fez cara feia quando uma criança soltou um pum, ou falou rum… que fedor! A pessoa aprende desde criança a enxergar as reações intestinais como algo negativo e, algumas pessoas com traumas de infância não conseguem pedir ajuda. Infelizmente!
Todos fazemos cocô. Liberte-se das crenças!
Permita seu corpo eliminar os gases naturalmente, trabalhe essas crenças falando para seu subconsciente as seguintes frases:
“É normal soltar pum. Não é constrangedor usar banheiros na rua. Eu consigo fazer cocô onde eu quiser.”
Essas são alguns exemplos de frases afirmativas que você pode dizer para si mesma sempre que se sentir desconfortável na hora de evacuar.
Na visão metafísica, o problema do intestino preso representa a completa negação da pessoa em se doar para a vida e para aqueles que estão ao seu redor. Uma recusa em externar tudo que sente. São pessoas muito fechadas, que mantêm seus sentimentos presos e não se abrem para ninguém.
Convém lembrar que o fato de não se abrir para a vida é negar toda a abundância presente nela. É manter-se restrito, é ser limitado e não desfrutar de sensações e sentimentos que exprimem o verdadeiro sentido da vida.
Viver é sentir e interagir com o meio, numa troca constante que compreende o ato de dar e receber, com toda a plenitude que trazemos em nossos sentimentos mais íntimos.
Quem sofre de intestino preso não vive uma relação harmoniosa com a vida, porque se revela demasiadamente fechado em si mesma. Por isso, acha que não sente nada. Reprimir um sentimento é distanciar-se de si a tal ponto de não conseguir mais identificar aquilo que está sentindo. Tratamentos com frequenciais e outros, ajudam muito nesse caso.
Agora você entende porque a sua constipação intestinal pode ser uma fruto das suas emoções?
A Naturopatia considera também o lado emocional humano em relação a saúde. A Terapia floral, aromoterapia, acupuntura, massagens, fitoenergética… Também são recomendados nesse caso.
Um Receita Simples, Rica em fibras para Tratar a Constipação
Ingredientes
- 3 laranjas
- 50 ml de água de coco
Modo de Preparo
- Descaque as laranjas e deixe somente aquela pele branca (rica em pectina), que ajuda a emagrecer e favorece o funcionamento intestinal, combatendo a prisão de ventre.
- Corte-as em quatro partes e passe numa centrífuga com a água de coco.
- Tomar em jejum.
Atenção! Beber bastante água, pois é um suco rico em fibras.
Diarreia
Diarreia é constrangedor e muito comum! Precisamos entender o que acontece com nosso corpo. Lembre-se: tudo é um sinal!
A diarreia são evacuações frequentes e de consistência líquida/aquosa. Pode ser originada por vários fatores, inclusive ser sintoma de contaminações por água contaminada, cólera, intoxicação alimentar, entre outras causas.
É recomendado ingerir sucos, líquidos e água-de-coco para evitar a desidratação e procurar saber a causa, se persistirem os sintomas. Procure um médico.
A Diarreia Emocional: Suas Emoções, Suas Dores
A diarreia emocional mostra a dificuldade de tornar-se flexível nas transformações e de permitir o curso natural dos processos de mudança que acontecem na vida.
Não sofra por antecipação e nem atropele o curso natural das coisas. Apenas confie.
Aquilo que é para ser, cedo ou tarde acontece e, o que for preciso ser feito, você saberá no momento certo.
Diga frases como:
“Eu consigo controlar a ansiedade. Tudo é como tem que ser. Tudo coopera para o bem.”
Afirmações como essas vão ficar no seu subconsciente e te ajudará a manter o controle! Experimente. Você vai se surpreender.
Uma Receita para Tratar os Sintomas da Diarreia
Ingredientes:
- 1/2 Romã seca (desidratada).
- 2 goiabas sem casca (madura vermelha ).
- 600 ml de água destilada (ou mineral).
Modo de preparo:
- Faça o chá da Romã com 600ml da água.
- Ferver por 5 minutos em fogo baixo.
- Espere esfriar.
- Bata o chá com a goiaba no liquidificador, coe, divide em três parte, guardar na geladeira em recipiente de vidro.
- Tomar um copo 3 x ao dia.
Não beba após 24 hrs de feito. Obs.: durante episódios de diarreia, o ideal é beber bastante líquidos.
Alguns Benefícios dessa Receita
Romã: Contém zinco, magnésio e vitamina C, o que também ajuda a combater infecções
Goiaba: combate a diarreia, contém tanino e licopeno. Vitaminas: A, B2 e C. Minerais: cálcio, ferro e fósforo.
Disbiose
Nos últimos tempos, uma atenção especial tem sido dada ao ambiente intestinal e sua flora.
O que é disbiose?
O desequilíbrio da flora bacteriana intestinal é conhecido como disbiose intestinal. O micro ambiente intestinal é um ambiente equilibrado.
Uma Analogia Simples:
Em uma cidade existem ladrões, pessoas do bem e também os policiais que protegem esta cidade. Infelizmente existem pessoas que jogam lixo nas ruas, mas também têm as pessoas que são responsáveis pela limpeza e que recolhem todo o lixo.
Assim funciona os nosso intestino. Existem bactérias boas, bactérias ruins e existem as bactérias que limpam o nosso sistema intestinal. Sendo assim, para que as bactérias façam o trabalho correto elas precisam receber um ambiente favorável, entretanto o que acontece muitas vezes é que as pessoas não consomem os nutrientes adequados para gerar esse ambiente positivo.
As Micotoxinas
Algumas substâncias chamadas Micotoxinas, que são substâncias químicas tóxicas produzidas por fungos. Essas substâncias atuam nos intestinos da mesma forma como se elas destruíssem toda a beleza da cidade. As micotoxinas tornam o ambiente intestinal impróprio, causando uma inflamação de baixo grau.
Quando isso acontece há uma diminuição das bactérias boas no intestino e também ocorre uma diminuição das bactérias que fazem a limpeza e a proteção. As micotoxinas podem causar uma agressão crônica no trato gastrointestinal e isso diminui, consequentemente, a sobrevivência das bactérias do bem e aumentam a sobrevivência das bacterias ruins (os bandidos).
Problemas Causados Pela Micotoxinas
No momento em que o nosso intestino é exposto de uma forma crônica às micotoxinas, temos uma sobrevivência de invasores intestinais que promovem uma alteração na permeabilidade intestinal e acabam gerando uma condição conhecida como endotoxemia metabólica e isso leva a uma sobrecarga do nosso fígado e, quando isso acontece, temos um aumento a resistência periférica à insulina.
Isso pode gerar alterações metabólicas como por exemplo a Obesidade, Síndrome do Ovário Policístico, Diabetes tipo 2, Artrite Reumatóide, Lúpus, Psoríase, etc.
Uma Verdade Chocante
Agora uma informação muito triste, que na verdade é revoltante. Existe uma regulamentação no Brasil, onde a ANVISA permite que as farinhas brasileiras, principalmente a de trigo, contenha 75 fragmentos de insetos para cada 50g de farinha. Então a cada grama de farinha que você come, tem mais fragmentos de insetos do que nutrientes.
Isso não para por aí… Um produto alimentício feito de trigo, embalado, na prateleira do supermercado já pronto para consumo é permitido por este mesmo órgão regulador que contenha 225 fragmentos de insetos para cada 225g de produto pronto.
Se podemos ter fragmentos de insetos nos alimentos, quem dirá de Micotoxinas.
PS: Se você estiver com dúvidas sobre essas informações, estou deixando o link do site da anvisa para você conferir: AQUI
Como Tratar uma Disbiose de Forma Natural
Os Probióticos: Alimentos Fermentados
Adicionar alimentos fermentados (probióticos) em seu dia a dia trará muitos benefícios, como por exemplo o baixo custo de consumo, a melhora no seu sistema imunológico e auxiliar na desintoxicação.
Os alimentos fermentados fornecem um excelente aporte de nutrientes e promovem o crescimento de “boas” bactérias no trato digestivo.
Alguns dos alimentos fermentados que podem ser utilizados: Leite fermentado, Keffir, Kombucha, Natto, Missô, Azeitonas, Chucrute, Tempeh, Picles.
Para garantir todos os benefícios é ideal que você produza em casa seus próprios alimentos fermentados e não compre eles prontos.
Os Prebióticos
Os seguintes alimentos ajudam a adicionar fibra prebiótica à sua dieta, melhorando a saúde do seu microbioma: Aspargo, maçã, castanhas de caju, raiz de chicória, alho-poró, ervilhas verdes, romã, repolho, chlorella, pistache, brócolis, banana, biomassa de banana verde, beterraba, raiz de bardana, cebola, alho e cuscuz.
As Atividades físicas e o Intestino
Os exercícios físicos proporcionam movimentos no intestino grosso e mudanças hormonais, que provocam efeitos mecânicos no intestino, o que facilita o peristaltismo, que é o movimento feito pelo intestino para empurrar o bolo alimentar.
Extra: A Importância da Desparasitação
Parasitas são mais comuns do que pensamos. Segundo a terapia Clarck em todas as doenças degenerativa existem parasitas por traz!
A Dra Hulda Clarck dedicou 50 anos da sua vida em estudos que comprovam relação dos patógenos com as doenças. Como terapeuta Clarck, eu tenho visto a eficácia dos tratamentos naturais contra os patógenos (vermes, parasitas, vírus…). Um tratamento muito eficaz na eliminação de mais de 100 vermes que se encontram no organismo humano.
As verminoses são doenças causadas por diferentes vermes parasitas que se instalam no organismo do hospedeiro. Em geral, eles se alojam principalmente nos intestinos, entretanto podem abrigar-se também em órgãos, como por exemplo: o fígado, pulmões, cérebro, pâncreas, ocasionando consequentemente doenças como diabetes, câncer, problemas cardíacos, etc.
Gostou do conteúdo? Deise sua opnião, vou adorar ler!
Aceito, confio e agradeço!
Para consulta e Detos holístico 4D, click aqui.