Olá, seja bem vido (a) ao nosso mundo onde a natureza nos alimenta e também Sara…
” Que seu alimento seje seu remédio e seu remédio seu alimento.”
Pimenta caiena
Muito usado como especiaria culinária, a pimenta-caiena é um condimento que pode ser encontrado em cor alaranjada ou avermelhada e que, quando consumida de forma regular, pode trazer muitos benefícios ao organismo. Essa especiaria melhora a digestão e aumenta o apetite sexual, além de poder ser usado como tratamento para diversas doenças, veremos mais a frente.
A pimenta contém substâncias, como a capsaicina que ajuda a queimar gordura do corpo, já que acelera o metabolismo, diminui os níveis de colesterol ruim (LDL) do sangue e evita o acúmulo de gordura na parede das artérias, protegendo o organismo das doenças cardiovasculares. Mas vamos muito além com ela… Podemos dizer que ela Sara.
Origem
Pimenta-caiena, pimenta-de-caiena ou pimenta-de-cayenne é uma variedade de Capsicum annuum. Deve o seu nome à cidade de Caiena na Guiana francesa. Sua origem veio das Américas, levado para a Europa através das expedições. O fruto da pimenta-caiena seco e moído é usado como condimento picante.
Benefícios
- Previne e ameniza gripes e resfriados: A pimenta caiena ajuda a diminuir o muco das gripe e resfriados. Com a saída do muco do corpo, alivia sintomas da gripe.
- Possui propriedades antifúngicas: Os resultados de um estudo indicou que a pimenta caiena pode prevenir eficazmente a formação de vários fungos patógenos como o phomopsis e collectotrichum, provando sua eficácia como um excelente antifúngicos.
- Previne dores de cabeça: Isso pode estar relacionado à capacidade da pimenta em estimular uma resposta da dor em uma área diferente do corpo, revertendo, assim, a atenção do cérebro.
- Ajuda no tratamento da artrite: A capsaicina (substancia da pimenta) tem sido estudada como um tratamento eficaz para transtornos das fibras nervosas sensoriais, incluindo a dor associada à artrite, a psoríase e a neuropatia diabética.
- Possui propriedade antialérgica: A pimenta caiena é benéfica no combate e alívio de reações alérgicas.
- Ajuda a digestão: pimenta caiena é bem conhecida em ajudar na ação digestiva. Ela estimula o sistema digestivo, aumentando o fluxo de produção de enzimas e sucos gástricos. Isto auxilia a capacidade do corpo para metabolizar os alimentos. Também é muito útil para aliviar gases intestinais. Ela estimula o movimento peristáltico intestinal, auxiliando tanto na assimilação e eliminação.
- É útil contra coágulos sanguíneos: A pimenta caiena também ajuda a reduzir a aterosclerose, incentiva a atividade fibrinolítica e impede que os fatores que levam à formação de coágulos sanguíneos, os quais podem ajudar a reduzir as chances de um ataque cardíaco ou acidente vascular cerebral.
- Possui propriedades antibacterianas: A pimenta caiena é um excelente conservante e tem sido tradicionalmente usada para impedir a contaminação dos alimentos a partir de bactérias.
- Auxilia na perda de peso: trata-se de um alimento termogênico, auxiliando muito a aceleração do metabolismo (o que ajuda o corpo a queimar quantidades excessivas de gorduras). Além disso, ajuda a criar calor e estimula a circulação, ajudando no processo de purificação e eliminação das toxinas.
- Benéfica para o coração: A pimenta caiena ajuda a manter os níveis de pressão arterial normalizados. Também equilibra o corpo de colesterol LDL e triglicérides.
- Benéfica nos descongestionamentos: A capsaicina não só reduz a dor, como o seu picante estimula também as secreções que ajudam a limpar a mucosidade do nariz ou dos pulmões congestionados. A capsaicina assemelha-se a um composto encontrado em muitos medicamentos de descongestionamento. Um chá de pimenta caiena estimula rapidamente as membranas mucosas que revestem as vias nasais a drenar, ajudando a aliviar a congestão.
- Melhora a imunidade: A coloração vermelha brilhante da pimenta caiena demonstra o seu elevado teor de beta-caroteno ou pró-vitamina A. A vitamina A, juntamente com a vitamina C, evita infecções e mantém os tecidos epiteliais saudáveis, incluindo as membranas mucosas que revestem as vias nasais, os pulmões, os intestinos e o sistema urinário. Atua como a primeira linha de defesa do corpo contra patógenos invasores.
- Previne úlceras estomacais: Pimentas têm a má – e injusta – reputação de contribuir para úlceras do estômago. No entanto, não só não causam úlceras, como também podem ajudar a preveni-las, destruindo as bactérias que podem ter sido ingeridas, ao mesmo tempo que estimulam as células que revestem o estômago a secretar sucos protetores que previnem a formação de úlceras.
- Evita estados depressivos: A ingestão da pimenta aumenta a liberação de noradrenalina e adrenalina, responsáveis pelo nosso estado de alerta, que está associado também à melhora do ânimo em pessoas deprimidas.
Efeitos colaterais
É uma planta que possui a substância chamada capsaicina, que é muito benéfica para o organismo, mas também é o que faz com que tenha ardor como toda pimenta.
Isso porque pode agir como irritante gástrico, causando dores de estômago e mal-estar.
Dessa forma, também não é bom consumi-la em excesso, pois pode causar:
Crise de ansiedade, principalmente em pessoas que já têm predisposição para a doença
Crise de gastrite.
Aumento de pressão arterial em pessoas que têm hipertensão e não estejam cuidando adequadamente.
Como usar a Pimenta Caiena
A pimenta caiena pode ser usada diariamente para temperar a comida, em forma de cápsulas ou na forma de chá ou shot matinal.
Receita do chá com Pimenta Caiena, que combate resfriado e ajuda a descongestionar.
Basta esquenta a água, acrescentar o pó e completar com suco de meio limão [líquido rico em vitaminas!]. A bebida é ótima para aquele dia frio!
Gostou do conteúdo? Deise sua opnião, vou adorar ler!
Aceito, confio e agradeço!
Para consulta e Detox holístico 4D click aqui,