“Os medicamentos devem atuar sobre as causas e não sobre os efeitos, corrigindo o desequilíbrio emocional no campo energético”. Dr. Edward Bach
Dentro das maravilhas da medicina alternativa, conheça melhor a terapia floral, entenda esse universo com comprovações científicas e muita poesia. É impossível separar o ser humano das suas emoções!
Remédios florais
Os florais estão fortemente ligados a Dr. Eduardo Bach, mas temos relatos quem descobriu os florais foi Paracelso, um alquimista suiço do século XVI, descritos foram encontrados que ele retirava do orvalho das flores as essências florais, e já tratava problemas emocionais de seus pacientes.
Mas foi somente em 1930 que o Dr. Eduardo Bach, que até então achava ter sido o primeiro a descobrir o poder dos florais nas pessoas, colocou essa terapia à disposição dos médicos da sua época. Dr. Eduardo Bach era especialista em bacteriologia, imunologia e saúde pública. Ele passou a observar os florais em seus próprios pacientes, sobre como reagiam as doenças e como isso influenciava no curso das doenças.
O que para uns era eficaz, para outros não surtia o mesmo efeito, da mesma forma que os medicamentos também atuavam de forma diferente em cada pessoa, observou também que pacientes com temperamentos similares se curavam com remédios também similares.
Ficou claro pra ele que o caráter de seus pacientes tinha grande importância e influenciava no tratamento a ser ministrado. Tambpem percebeu que o corpo físico não era mais importante que o equilíbrio emocional.
Como bacteriologista se sentia indignado com a falta de cura das pessoas, e desenvolveu o conceito de que a doença também surgia do desequilíbrio de pensamentos e desarmonia dos sentimentos negativos, o qual se manifestava no estado físico das pessoas.
Com a percepção de que os sentimentos como estresse, medo, raiva, impaciência, intolerância, ansiedade, pânico e outros sentimentos negativos estavam causando tensão nas pessoas e isso consequentemente acarretava em doenças com resistência aos tratamentos convencionais, afastando cada vez mais a cura deles.
Foi entre 1930 e 1934, que ele descobriu as 38 essências de florais, e escreveu os fundamentos de sua nova medicina. O dr. Bach publicou suas descobertas nos principais periódicos ligados a medicina homeopática na época, produziu várias obras para pessoas leigas.
Então, escreveu o tratado “Cura-te a ti mesmo” e desenvolveu as primeiras 12 essências que ele nomeou como “Doze curadores” e, com elas tratou com grande sucesso seus pacientes. São elas:
- Impatiens
- Mimulus
- Clematis
- Agrimony
- Chicory
- Vervain
- Centaury
- Cerato
- Scleranthus
- Water
- Violet Gentian
- Rock Rose
Também desenvolveu outros 4 florais auxiliares aos 12 mencionados acima. Eles ajudam pessoas que se acostumaram com suas dores e doenças. São eles:
- Gorse Oak
- Heather
- Rock
- Water
Também elaborou uma combinação com 5 florais para tratar casos emergenciais:
- Impatiens
- Clematis
- Rock Rose
- Star of Bethlehem
- Cherry Plum
Como Funcionam os Florais
As essências florais agem no campo sutil, no estado de ânimo e temperamento de cada pessoa, assim é tratada as doenças físicas, tratando o emocional. Conforme aumenta o vigor do paciente, surgem em seu interior meios para sua recuperação. Sendo assim, enquanto a maioria das doenças trata o mal físico com uma substância física, os Florais de Bach tratam a causa psicológica ou invisível com uma energia também invisível.
Existem inúmeras manifestações de doenças físicas, e psicológicas são relativamente poucas, as essências de Bach, reconhecem 38 condições, cada uma é especificamente ligada a estados que geram a doença dentro da psique.
As 38 essências descobertas do dr. Bach agem em 7 categorias emocionais, que são as seguintes condições:
- Para os que sentem medo
- Para os que sofrem de indecisão;
- Para os que sofrem desinteresse pelas circunstâncias atuais;
- Para os que sofrem solidão;
- Para os que são excessivamente sensíveis as influencias e opiniões alheias;
- Para o desalento e desespero;
- Para os que se preocupam excessivamente com o bem-estar dos outros.
Nos conflitos de alma e personalidade, dentro de certa qualidade da alma ou potencial de energia, o comprimento de onda no campo de energia, deformado, se desarmoniza e desacelera. Tal deformação terá efeito negativo sobre toda a psique da pessoa e, como diz Dr. Bach, a partir daí se desenvolve um estado negativo da mente e da alma.
Segundo Bach a origem das doenças é proveniente de sete sentimentos ou desequilíbrios:
- Orgulho
- Crueldade
- Ódio
- Egoísmo
- Ignorância
- Instabilidade Mental
- Cobiça / Gula
E para cada desequilíbrio existe 1 caminho para o equilíbrio:
- Paz
- Esperança
- Alegria
- Fé
- Certeza
- Sabedoria
- Amor
Os florais corrigem os desequilíbrios emocionais, equilibrando o campo energético
Após a descoberta dos florais vários outros foram surgindo, como, os florais de Saint Germain, florais de minas e outros, todos seguindo o conceito do dr. Bach.
Hoje no mercado está sendo comercializado de uma forma aberta onde a pessoa escolhe um sentimento e compra um floral! Um grande erro que com certeza o dr. Bach discordaria!
Isso porque cada pessoa é única. O medo que ela sente é de alguém, algo que ela não consegue explicar ou será que ela é assombrada pelo passado? Para cada um desses medos existe uma essência específica. Logo, as individualidades não estão sendo respeitadas! Muitas vezes tem medo e outros sentimentos até mais expressivos como indiferença que pode levar ao suicídio, e quem vai conduzir quais essências devem ser usadas é o terapeuta.
Como também sou terapeuta floral sempre aconselho o uso continuo do floral, e a cada 3 meses fazer uma nova avaliação, para saber o estado emocional do hoje, cada fase de nossas vidas passamos por emoções diferentes, isso precisa ser bem entendido, não podemos “alopatizar” os florais.
Indicação do floral
Os florais não substituem nenhum tratamento médico e sim complementam. O terapeuta floral jamais poderá sugerir que o utente pare qualquer tratamento da medicina convencional. As essências não contem contraindicações e não possuem efeitos colaterais. Está entre os sistemas médicos alternativos, reconhecidos e recomendados pela OMS (organização mundial de saúde).
Como tomar o floral
Indicado tomar entre 4 a 6 gotas, entre 3 a 4 vezes ao dia: ao acordar, antes do almoço, antes do jantar e a última coisa antes de dormir. Mas respeitando sempre a indicação do terapeuta.
Observações Importantes
- Jamais aumentar o número de gotas, se necessário, aumentar o número de tomadas;
- Não misturar com bebida alcoólica;
- Não tomar perto de escovar os dentes ;
- Não comer nem beber nada ao menos por 30 minutos após ministrar o floral ;
- Pingar em baixo da língua, reter na boca um pouco antes de engolir;
- Não deixar a pipeta encostar na língua;
- Não deixar o frasco de uso na claridade no calor;.
- Após o tratamento floral (em geral de 5 a 8 meses) a pessoa pode parar e só tomar florais em condições especiais;
- O tratamento floral é feito pela personalidade da pessoa (básico) + complementares;
- Se em 2 meses não der resultado ou os florais estão mal indicados ou o utente tem um problema orgânico que poder estar alterando os florais indicados;
- O tratamento floral é feito pelo estado de ânimo do utente; A doença do corpo se relaciona com o declínio da saúde psicológica
- A terapia infantil é excelente, pois você evita que ela forme camadas de defesa no subconsciente.
Finalizamos mais um post feito com muito carinho! Deixe nos comentários sobre que achou e até a próxima.
Gostou do conteúdo? Deise sua opnião, vou adorar ler!
Aceito, confio e agradeço!
Para consulta e Detox hoçístico 4D clck aqui.